Janis Joplin



JANIS JOPLIN
Nascimento: 19 de janeiro de 1943,Texas, Estados Unidos
Falecimento: 4 de outubro de 1970,
Idade: 27 anos
Causa: "overdose" de heroína e álcool
Clímax: Música, compositora e a maior cantora branca d"blues“.

A grande e eterna Janis Joplin era simplesmente uma garota simples do Texas, nascida em 1943 cresceu ouvindo Bessie Smith e Leadbelly, começou cantando country e na década de 60 partiu definitivamente para o blues, onde se tornou a maior cantora branca de blues do planeta.

Em 1965 ela já estava cantando blues e folk em bares de San Francisco e Venice, na Califórnia. E em 1966 tornou-se vocalista de uma banda chamada Big Brother, a banda fechou um contrato com a gravadora Mainstream Records e no festival de Monterrey de 1967 a Janis Joplin por sua vez arrebentou e contagiou toda a platéia cantando principalmente Summer Time. E essa apresentação fez a banda assinar contrato com uma das maiores gravadoras à Columbia Records, Joplin já era uma supertstar...

A crítica ficou então impressionada com o fenômeno de voz rouca e performance sensual de moça. No ano seguinte a banda lançou o álbum Cheap Thrills, que se tornou recorde de vendas, conquistando o disco de ouro. Então ela resolve deixar a banda, mesmo participado de algumas faixas do álbum Be a Brother, em 1971, para seguir sua carreia com o guitarrista Sam Andrew, formando a banda Kozmic Blues.
Janis Joplin começou a se envolver demais com drogas e bebidas alcóolicas, tornando-se viciada em heroína, chegando a ser processada por dizer palavrões em um dos seus shows.
Ela estava toda intusiasmada com o lançamento do novo álbum Pearl "apelido de Janis Joplin", com a banda formada por ela mesma chamada Full Tilt Boogie, mas, no dia 4 de outubro de 1970 foi encontrato num quarto do hotel Landmark, em Hollywood, com picadas de agulhas recentes no braço, o corpo de Janis Joplin. O disco foi lançado com duas faixas a mesmo que o previsto, foram lançados álbuns póstumos (coletânea) e em 1973 foi gravado um documentário, intitulado simplesmente Janis. Janis Joplin fez história e deixou uma quantidade enorme de fãs comovidos e tristes com sua partida precoce.