Marilyn Monroe



MARILYN MONROE
Nome: NORMA JEAN MORTENSON (depois BAKER)
Nascimento: 1 de junho de 1926
Local: Los Angeles, California, Estados Unidos
Falecimento: 05/08/1962
Local: em seu apartamento, nos Estados Unidos
Idade: 36 anos
Olhos: Azuis
Cabelos : Loiros ( tingidos )
Altura: 1,68 m
Causa: "overdose" de Barbitúricos.

Como sua mãe era muito doente, ela foi enviada para um orfanato,de onde saiu para ser entregue a pais adotivos quando já tinha idade suficiente para varrer e lavar pratos.
Quando tinha quinze anos, já havia morado com onze famílias diferentes. Pouco depois de completar 16 anos,Marilyn casou-se com James Dougherty no dia 19 de junho de 1942.A família Dougherty era vizinha dos pais adotivos com quem Marilyn estava.Ela gostava de Jim e o casamento permitiria que ela tivesse o seu próprio lar e a segurança que ele forneceria.

Casou-se com: Jimmy Dougherty, Joe DiMaggio e Arthur Miller
Marilyn Monroe foi a personificação do glamour de Hollywood que com seu brilho conquistou todo o mundo.
Apesar de sua beleza sedutora e de suas voluptuosas curvas, Marilyn foi muito mais que um símbolo sexual dos anos 50. A aparente inocência de seu olhar junto à sua inata sensualidade fazem de sua imagem um ícone reconhecido e admirado internacionalmente por mais de meio século. Sua vida foi o reflexo de sua garra e luta pessoal junto ao triunfo de sua carreira. Sua imagem e fama transcendem gerações e mantêm acessa a chama de seu mito.

A estrela de Hollywood, Marilyn Monroe, nasceu em 1 de Junho de 1926, com o nome Norma Jeane Mortenson, sendo depois batizada como Norma Jeane Baker. Sua mãe, Gladys Monroe, possuía poucas condições financeiras e sofria de problemas mentais. Seu pai nunca foi conhecido. Desejando uma vida melhor para a filha, Gladys enviou Norma Jeane para morar com uma família adotiva. Marilyn viveu com várias famílias durante sua infância e, em 1935, com nove anos de idade, foi para um orfanato onde morou até junho de 1937. Em 19 de junho de 1942, com 16 anos, Norma Jeane se casou com Jimmy Dougherty, um jovem de 21 anos que conheceu quando trabalhava numa fábrica de construção de aeronaves. O casou se divorciou em Junho de 1946.

Em 1944, Marilyn foi fotografada por um jornalista no ambiente de trabalho com o objetivo de divulgação por parte do Exército sobre a contribuição das mulheres durante a guerra. O fotógrafo pediu permissão para mais fotos e logo após, Marilyn dava início à sua carreira de modelo. Em 1945, a beleza de Norma Jeane Dougherty se tornou imensamente popular transportando-a para a capa de 33 das revistas mais famosas. Em 1946 ela dá fim ao seu trabalho na fábrica e ingressa em tempo integral na carreira de modelo com o objetivo de atuar no cinema.

No dia 23 de Julho de 1946, Marilyn assinou o contrato com a 20th Century-Fox, por um salário de US$125 por semana. Logo após fechar o contrato com a Fox, Norma Jeane começou à assinar o nome Marilyn Monroe. Monroe, de sua mãe e Marilyn da atriz Marilyn Miller. A primeira atuação de Marilyn foi numa pequena cena, em 1947, no filme "The Shocking Miss Pilgrim". Ela continuou à representar vários personagens até que em 1950, o thriller de John Huston, "Asphalt Jungle", abriu as portas de uma oportunidade pequena mas, desta vez, influente. Seu desempenho em "All About Eve", também em 1950, gerou grande notoriedade em torno de sua atuação.

Em 14 de Janeiro de 1954, Marilyn embarcou no seu segundo casamento. Desta vez, com o superstar do baseball, Joe DiMaggio. Apenas nove meses depois, 27 de Outubro de 1954, Monroe e DiMaggio se divorciaram. Durante uma entrevista à imprensa, o advogado de Marilyn relacionou o motivo da separação ao conflito entre as carreiras de ambos.

Após atuar em vários filmes como apenas mais uma bela face de Hollywood, Marilyn Monroe estava pronta para transformar sua imagem através de uma séria atuação profissional. Em 1956, Marilyn deu início à seus estudos sob a direção de Lee Strasberg do Actors Studio, em Nova York. No mesmo ano, Marilyn lançou o Marilyn Monroe Productions junto ao fotógrafo Milton Greene. A empresa produziu "Bus Stop" (1956) e "The Prince and the Showgirl" (1957). Em ambos os filmes fica claro a habilidade da atriz frente à importantes papéis.

No dia 29 de Junho de 1956, Marilyn Monroe casou com o dramaturgo Arthur Miller. O filme "The Misfits" foi escrito por Miller para Marilyn, a última filmagem completa da atriz. O casamento entre Miller e Marilyn teve fim com o divórcio de 20 de janeiro de 1961.

Em 1962, Marilyn foi aclamada como a estrela mais popular do mundo ("World's Most Popular Star") pelo Globo de Ouro (Golden Globe), demostrando sua fama e reconhecimento internacional. No dia 4 de Agosto do mesmo ano, com apenas 36 anos de idade, Marilyn Monroe morreu enquanto dormia na sua casa de Brentwood, Califórnia. O mundo sofreu com a perda de Marilyn. Seu corpo foi sepultado no Westwood Memorial Park, em Los Angeles, Corridor of Memories, 24.

Marilyn Monroe atuou em 30 filmes deixando um, "Something's Got to Give", sem completar. Marilyn foi mais que uma estrela do cinema, sua popularidade à transformou em mito, uma lenda admirada e reconhecida por gerações. Atualmente, o nome e imagem de Marilyn Monroe são símbolos de beleza e glamour. Sua personalidade serve de inspiração para aqueles que batalham em superar as dificuldades pessoais em busca das grandes realizações.


FRASES

" Bem, senhores, qualquer coisa que eu seja, o nome do filme é Os Homens preferem as Loiras. E eu sou a loira.

" Um verdadeiro terror me dominava quando tinha de entrar no palco ou estúdio.Representar, para mim, era uma verdadeira agonia e também a suprema ventura."

" Se sou uma estrela, foi o público que me fez estrela....não o estúdio, nem ninguém em particular,mas o público."

"Quero permanecer apenas na fantasia do homem comum."

" Eu estava feliz. As pessoas esperavam por mim. E lembro bem dos dias em que ninguém me queria."

" Qualquer jovem estrela vibra quando recebe a primeira carta de um admirador. É como se embebedar. Mas, que pode siginificar para uma mulher um milhão de admiradores? Na vida, conta mais um só homem que represente o amor."