Bem Vindo. O Mundo é Seu.




Ácidos Nucléicos


Ácidos Nucléicos (representa 3% da massa corpórea) São as maiores moléculas encontradas no mundo vivo, responsáveis pelo controle de todos os processos vitais. São chamadas de "moléculas mestras da vida", tendo origem no núcleo da célula. São macromoléculas constituídas por unidades menores denominadas NUCLEOTÍDEOS. Cada nucleotídeo é formado por: radical fosfato, pentose e base nitrogenada.

O radical fosfato é derivado do ácido fosfórico (H3PO4).


A pentose pode ser uma ribose ou uma desoxirribose.



O nucleotídeo: O azul é o radical fosfato,o amarelo é a pentose e verde, a base nitrogenada.

As bases nitrogenadas podem ser de origem púricas (adenina e guanina) ou de origem pirimídica ( citosina, timina e uracila ou uracil).
ADENINA - GUANINA - CITOSINA - TIMINA - URACILA


As células obtém os nucleotídeos a partir dos alimentos ingeridos, digeridos e absorvidos pelo indivíduo. Nas células, esses nucleotídeos sofrem polimerização. Unem-se numerosamente uns aos outros e forma longas cadeias de DNA e RNA.

Tipos de ácidos nucléicos
DNA (ácido desoxirribonucléico) RNA (ácido ribonucléico)


DNA (ácido desoxirribonucléico)


É formado por cadeias de polinucleotídeos unidas por pontes de hidrogênio, dispostas de maneira helicoidal, como uma dupla espiral. este modelo foi proposto por Francis Crick e James Watson, em 1953. Tem como pentose a desoxirribose e suas bases nitrogenadas são: Citosina (C), Adenina (A), Guanina (G) e Timina (T). Os dois filamentos (fitas) estão ligados através das bases nitrogenadas, obedecendo ao seguinte critério:
A - T

T - A

C - G

G - C




Funções atribuídas ao DNA

- está relacionado a hereditariedade.

- suas moléculas contêm as informações genéticas e constituem os genes

- controla as atividades das células, determinando suas características.

- realiza a replicação ou Auto - duplicação.


RNA (ácido ribonucléico)


Assim como o DNA, o RNA também um polímero de nucleotídeos. Mas ao invés de dois filamentos de nucleotídeos, possui apenas um filamento. Sua pentose é a ribose e suas bases nitrogenadas são:

Citosina (C), Adenina (A), Guanina (G) e Uracila (U).

O RNA realiza a transcrição, isto é, o mecanismo de cópias das informações genéticas contidas no DNA


. Quando suas bases se ligam as bases do DNA, temos:

A - T

C - G

U - A

G - C


Tipos de RNA: RNAm, RNAt e RNAr.

RNAm (mensageiro) produzido diretamente a partir do DNA, durante o processo de transcrição. Após sua formação, desprende-se da fita modelo do DNA que lhe deu origem e migra para o citoplasma onde comanda a síntese de proteínas.

RNAt (transportador) é o menor RNA da célula e se encontra dobrado sobre si mesmo, produzido no núcleo a partir do DNA, migra para o citoplasma, onde desempenha a função de capturar aminoácidos, transportado-os em seguida para o RNAm, que se encontra associado aos ribossomos.

RNAr (ribossômico) é o RNA de cadeia mais longa, migrando até o citoplasma, onde se associa a proteínas, formando os ribossomos. Logo, tem função estrutural.


Que mais você gosta na Internet?
Quantas vezes você já visitou este site?
Que tema de biologia você não achou neste site e gostaria de encontrar?
O que você faz para valorizar sua saúde?
Qual seu E-mail?



Página inicial
Volte ao Menu